terça-feira, julho 03, 2007


Merchantainment

Penso em voltar a atualizar esse blog, compartilhar com vocês alguns contos da escotilha, não sei... Talvez eu tenha q tomar cuidado, reler os posts antigos pra ver se eu não vou contar a mesma história duas vezes. Mas acho que pela segunda vez eu conto com mais detalhes, pq qdo eu tava lá eu tinha que contar tudo meio rápido, pq tinha muita coisa acontecendo, e agora q não acontece mais nada, eu posso me dedicar a cada história com detalhes.
Vou começar falando sobre o Merchantainment, que é a conhecida mistura de Merchandise com Entertainment. Logo q eu cheguei na Disney, no primeiro dia, eu fui na casa da Érica a noite, e lá qse todo mundo era Merchan!! Meu, as meninas me botaram um medo!! Não foi por mal não, mas elas estavam terminando o treinamento e falaram q era bem difícil o começo , q vc pensa q não vai conseguir fazer nada no começo, q era legal, mas no começo era terrível, que o Merchantainment era muuuita informação ao mesmo tempo e vc fica horas pescando na frente do computador... Tacaram um terror que eu fiquei morrendo de medo e apreensiva qdo vi que eu não tinha como escapar disso e tbm qdo recebi meu schedule, q dizia q minha aula de Merchantainment seria no dia seguinte ao Traditions.
Tivemos a aula na DU (Disney University), e qdo deu 8h, fizemos nosso clock in e entramos na sala, que tinham vários computadores e tbm umas cadeiras, pro pessoal q ficou sem computador, esse povvo foi pra outra sala na hora de usar os PCs. Não sei se eu deveria entrar muito em detalhes aqui, pq acho que estraga um pouco a surpresa...
A primeira parte da aula é super legalzinha e divertida, vcs verão que os professores da Disney University são altamente felizes. Drogados, eu sei, mas ainda assim, muito felizes. As professoras ficam falando da importância q é o Merchandise dentro da Disney e nos ensinam como devemos atender os guests e nos comportar. Achei beem básico, por enquanto. Tem um acróstico (mais um Ste!) sobre o serviço de merchan e as vezes os managers te observam pra ver se vc está fazendo tudo certo, se não está esquecendo de nada. Essas guidelines eram coisas do tipo comprimentar os guests, dar atenção às crianças, educar o guest sobre os produtos e serviços (como delivery e se ele compra um pin, por exemplo, vc pergunta se ele não gostaria de uma lanyard), não ficar empurrando mercadoria, dar alguma informação sobre o parque. Parece mto, mas vcs vão ver que isso flui normalmente na conversa.
No final dessas explicações eles pediram voluntários pra ir lá na frente e encenar uma venda, foi uma mulher lá q eu nem sei e a Deborah! Foi nessa hora q eu descobri q seríamos co-workers, pq antes eu tava mó preocupada de não ter ninguém na minha área e eu ter q fazer o treinamento sozinha. Não parece, mas eu sou tímida pra caramba! Depois, como ainda tinha tempo e nenhum voluntário eles me chamaram mesmo pra ir lá fazer a encenação, pq eu sou “muuuuuito” sortuda mesmo. Mas acho q eu me saí bem, a mulher falou que eu fui VERY good (assim, com ênfase no VERY) e eu ganhei um cartãozinho que vc só ganha no Merchantainment!! Vou guardar pros meus filhos, haha!
Na segunda parte da aula, vc só fica no computador. Eles te ensinam sobre a moeda americana, a reconhecer as notas (DUH! Foda-se o presidente, é só olhar o número) e moedas. Eu tive sorte pq já fui para os EUA outras vezes e sou familiarizada com as moedas, mas eu lembro q alguns co-workers e amigos demoraram pra se acostumar. Também ensinam os procedimentos no caso de roubo e notas falsas, é cheio de detalhes sorte q nunca aconteceu comigo, pq eu teria q pedir ajuda para alguém, já que eu só lembrava o básico mesmo. No PC tbm ensinam a reconhecer nota falsa, mas não sei se isso ajuda mto. Apesar de que, mexendo em dinheiro o dia todo, vc deve acabar percebendo qdo uma nota é diferente. Essa parte é meio complicada, pq é muita informação, então vc tem q ficar bem calmo para absorver o máximo possível. Mas não é nada pra se estressar muito. No final de cada módulo, tem um exercício pra ver se vc aprendeu direitinho, mas é bem sussa.
Usar o MATRA (sistema de regitradoras da Disney) tbm é bem tranquilo, isso vc percebe já no começo. A única coisa q dá desespero é na última provinha, pq vc tem q fazer tudo, multiplos itens e pagamentos em vários jeitos (tipo parte em cash, parte em crédito, etc.). O desespero é pq existem vários jeitos de registrar itens múltiplos e na provinha vc tem q fazer todos eles, sendo q os itens são pré-determinados. Então demora um tempo e vários erros até vc decorar que os ponchos vc passa do jeito A, os Piglets do jeito B, etc. Mas depois, na vida real, não tem isso, então é tranquilo. Só é meio chato pq alguma opções do MATRA eles não ensinaram em nenhum dos meus treinamentos, tive q aprender na marra, como post sale shipping. E tbm ninguém nunca me ensinou a fechar o caixa, mas isso é conto pra outro dia.
Como boa nerd q sou, fui a primeira a terminar o tutorial do computador. A partir daí eu estaria dispensada! Então fui almoçar, pq já era qse meio-dia e eu tinha acordado super cedo. Não lembro bem pq, não tinha nada q eu queria e o congelados eram caros, mas decidi comer depois. Entrei no ônibus em direção ao Vista.
No meio do caminho eu percebo... NÃO DEI CLOCK OUT!!! E não tinha como voltar agora, teria que esperar o bus dar tooooooda a volta, o q demorava qse 1h no ônibus do MK (que era o mesmo da DU, o ponto da DU é o West Clock, onde vc desde do American Coach se vai entrar no MK pelo backstage). E foi um trajeto nervoso, viu? Eu só ficava imaginando q eu ia ter q falar com alguém, q ia levar bronca, pq eu tenho q ser sempre tão cabeçuda??
Cheguei na DU, novamente, finalmente e qdo vi, ainda tinha meninas q estavam na minha aula lá! Aí eu tentei fazer o clock out. Sem problemas!! É q qdo vc demora mto pra fazer o clock out, o sistema meio q te bloqueia e vc tem q falar com um manager. Mas acho que nessas aulas, como cada um tem um tempo próprio pra fazer as coisas, era mais liberado. Sorte, pq eu ganhei mais 40 minutos em $$ nesse esquecimento.
Aí os meus planos eram ir para o MK, encontrar as gêmeas. Eu já estava no lugar q deveria estar! Mas de roupa social, sapato de salto... AHHH!!! Fora o caloooor que estava e eu de malha... Tive q voltaaaaaaar pro Vista, trocar de roupa e ir pro MK. No final lembro q acabei nem encontrando as meninas, pois o parque estava bombando, encontrei outras meninas, hehe, e acabei almoçando 5h da tarde!!
Essa tarde no MK foi um dos dias mais inesquecíveis do programa, ainda mais por ser no começo q eu tive os meus momentos mais maravilhosos eu ficava super feliz pq ainda haveriam 2 meses pela frente!! AH!!! Passou tão rápido!

Próximo post sobre o meu treinamento in location.

Bjs para todos que tiverem a paciência de ler! Podem perguntar coisas nos comentários, q eu respondo no proximo post ou assim q possível. Ah! Os eventos desse dia tbm foram narrados no post “Merchantainment, On With the Show e Dreams Come True” do começo de dezembro. Vejam como tudo q eu conto aqui em cima foi resumido em 2 parágrafos!! HAHA!!

13 Wishes:

Blogger Rê Cost Wished

Ahhhh que bom que vc postou de novo! O problema é que vc tá aqui lendo besteira do meu lado do wikipédia engraçado e nem me deixa ler direito! hahahahaha

Esse foi o dia da parada lá?!

Gostei do post! Gostei de vc postar de novo!

Vc tá rindo escandalosamente do meu lado e tá enchendo ficar aqui...então..

Beijos!

3:13 PM  
Blogger Felipe Wished

hauhaau.. q legal !
tenhu uma duvida: o treinamento de merchan eh só esse dia ai do merchaniment + o traditions ?
hauhaua

bjs

3:17 PM  
Blogger Ana Wished

Malditos americanos com a história do presidente na nota...

E é bizarro que aquela ultima provinha de fazer tudo de todos os jeitos nunca acontece na vida real, só serve pra deixar o povo desesperado mesmo... mas como todos os roles, todo mundo pensa que nunca vai conseguir fazer aquilo sozinho e no fim acaba tirando de letra!!

Ahhh e os 1os dias no parque sao sempre os melhores... lembro de qdo eu fui pro MK logo depois do traditions foi muito legal!!!

Que bom que vc voltou a atualizar, Mon, é sempre legal ver histórias de outros CMs!!!

Beijos!!

;)

3:18 PM  
Blogger Brooona Wished

Moooon

li tudinho, caso eu não seja attendant co-worker da Re, eu quero muito ser merchan...então, informaçõe nunca são demais!!


beejo

3:39 PM  
Blogger ______Fran! Wished

______Eba!!! Reli seu blog há uns dias atrás e pensei que seria realmente bom caso vc volatsse a atualizar....fiquei feliz!!!

______Seu jeito me lembrou a Dani, principalmente pelo "no próximo post"...tomara que vc se empolgue e escreva como ela, afinal é sempre bom ler histórias de outros veteranos tb. Rs.

______Estarei sempre lendo, apesar de não saber exatamente o que gostaria de ler por aqui. MAs com certeza vc sabe as dicas que deve dar p caloura freak como eu. Beijos!

8:13 PM  
Anonymous Anônimo Wished

Caracas...e haaajaaa trabalho hein mon...hauhaha

Pelo menos vc se divertiu!
\O/

BEIJÃO!
Fica com Deus!


(/liloca_sp)

3:52 AM  
Blogger Unknown Wished

FInalmente, Mon!
Ta parecendo sua veterana ahahahahhaa
Amava mexer na matra!!
Nao naquela porcaria velha que tinha na Emporium! ahahaha
Trabalhava naquele frio da pin Traders e a matra ehtouch-screen.. Ahaha que dilicia! ahaha

Vou atualizar o meu tb!
Que ficou horrivel com novo formato, ai que odio!

Bjus

12:55 AM  
Blogger Stefanie Wished

Nossa, nem me fala... Aquele treinamento das notas era um sacooooooo!!!
Mas felizmente os guest famintos que iam na Sunset nunca pensavam em pagar parte em cash e parte em cartão, haha! Muito menos em fazer um shipping pro hotel ou pra casa deles! HAHAHA, como eu sou engraçada! =P

5:55 PM  
Anonymous Anônimo Wished

Aiii eu quero muito muito muito merchan
já estou lendo o blog todo !!!
uhashuashusauhsauhsa
to adorando... continue postandoo PLEASEEEE
hahahaha
beijosssssssssssssss

5:48 PM  
Anonymous Anônimo Wished

AMIGAA


aiii pqp pq q eu fui entrar nessa MERDA DE BLOG????
hahaha
ai amigaa me perdoa,,mas to c raiva de vc! pq vc tinha q escrever isso td e me fazer voltar aos meus primeiros dias de programa? logo os primeiros...OS PIORES DE SEREM LEMBRADOS!
axo q nunca na vida vou sentir tanta falta de um lugar...daria td p relembrar a cara de cada presidente em cada nota,pra ficar sem graca perguntando se os ameticanos n tinham `pennys`...p passar a tarde no mgm procurando vc q nunca era encontrada...AAAHHHHHH
lembra aquela h extra q eu fiz Fantasmic?? e vc foi la me ver no fim e tomo exporro do seu manager pq n podia entrar la??? HAHAHAHAHA
agente foi embora juntas depois..e eu axei o maximo poder andar pelo parque inteiro com a costume de Fantasmic...q btw era FOFISSIMA! trouxe sem querer o chapeuzinho e a gravatinha pra casa,mas agora n consigo encontrarr!!! hahahaha
ai amiga..q feliz agente era! q infeliz agente eh!

AAHHHH

aula de InDesign so me serve pra trazer lembrancas como essa..e pensar q ano passado eu estava aqui,nessa mesma cadeira,assistindo aula de photoshop...confesso q estava mt mais feliz! fazendo altos planos pro futuro bem proximo,lendo o blog da dani e sonhando em ser sua roomie......=(

AMIGA TE AMO!!

saudades absurdas!!
essa dor so cresce!

11:26 AM  
Anonymous Anônimo Wished

cast member

10:32 PM  
Blogger Mayra Wished

Oi, tudo bom?
Achei seu blog por acaso e dei uma lida também.
Eu tô participando do processo de seleção para me tornar um cast member, e a segunda entrevista vai ser dia 03/09. Tô super ansiosa e nervosa, com muito medo que não dê certo.
Você poderia me mandar umas dicas sobre a entrevista?
E também, a minha primeira opção é merchandise. Queria saber o que você achou sobre trabalhar nessa área, etc.
Agradeço desde já.
Beijosss

11:21 PM  
Blogger Mayra Wished

Oi, tudo bom?
Achei seu blog por acaso e dei uma lida também.
Eu tô participando do processo de seleção para me tornar um cast member, e a segunda entrevista vai ser dia 03/09. Tô super ansiosa e nervosa, com muito medo que não dê certo.
Você poderia me mandar umas dicas sobre a entrevista?
E também, a minha primeira opção é merchandise. Queria saber o que você achou sobre trabalhar nessa área, etc.
Agradeço desde já.
Beijosss

11:21 PM  

Postar um comentário

<< Home




Nome: Monica
Idade: 20 anos
Moro em: São Paulo
Estudo: Farmácia-Bioquímica na USP
Data de Embarque: 28/11/2006
Role: Merchandise!
Work Location: Disney's MGM Studios - Hollywood Hills (Area 50: Rock'n'Roller Coaster, Tower of Terror e Fantasmic!
Home Away from Home: Vista Way 411!


~ Coisinhas ~





~ Blogs ~


* Alininha (Merchan - 06/07)
*
Anni (Operations - 06/07)
*
Deh (Merchan - 06/07)
*
Duda (Merchan - 06/07)
*
Fer (Operations - 06/07)
*
Julia e Ste (Operations e Quick Service - 06/07)
*
Marcela (Character Attendant - 06/07)
*
Michelle (Merchan - 06/07)
*
Rachel (Quick Service - 06/07)
*
Vanessa (Full Service - 06/07)
*
Cast Members 06/07
*
Ana (Hospitality - 05/06)
*
Dani (Merchan - 05/06)


~ Flogs de Fellows CMs ~



*
Meu Fotolog
*
Alininha (06/07)
*
Ana Paula (06/07)
*
Anni (06/07)
*
Bel (06/07)
*
Dani (05/06)
*
Flávia (06/07)
*
Juliana (06/07)
*
Junior (06/07)
*
Laís (06/07)
*
Mell (06/07)
*
Nathalia (06/07)
*
Thiago (06/07)
*
Vanessa (06/07)

~ Last Wishes... ~





..::Template por: ::..
Dani Polis